- Ano: 2017
-
Fotografias:Adam Letch
-
Fabricantes: Giorgetti, Lindsey Adelman, Minotti, Molteni & C, Paola Lenti, Poliform
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto em estilo resort de um ambiente descontraído para morar e trabalhar, a uma curta distância da Alemanha, mistura-se com a paisagem bucólica circundante a partir do uso de formas e materiais inspirados em elementos locais. Projetado pela SAOTA, reflete uma visão contemporânea da arquitetura de Maiorca. A visão do cliente para a sede da Bora foi inspirada nos espaços cheios de luz dos projetos da SAOTA na Cidade do Cabo que foram visitados anteriormente.
A inclinação complexa e íngreme do terreno exigiu um posicionamento cuidadoso do edifício para oferecer um acesso confortável a pedestres e veículos. Seu comprimento permitiu a criação de um edifício linear com cada um dos cômodos importantes, tanto no nível térreo quando no nível superior, com vistas sem obstáculos, enfatizando a importância da vida ao ar livre.
O arranjo linear é intercalado com espaços verdes de pausa em ambos os níveis. Paredes de pedra atuam como elementos de sustentação nas extremidades do edifício. Os blocos de quartos no nível superior são separados por pátios exuberantes, todos ligados por vigas de aço. O edifício é uma fusão de uma abordagem contemporânea com influências regionais. Os tradicionais telhados curvos da área inspiraram os beirais superiores externos e a galeria interna, onde as formas são reinterpretadas como uma série de abóbadas de pedra.
O uso de materiais na edificação foi feito em camadas, com gesso, pedra, pérgolas de madeira e persianas, alumínio e grandes superfícies de vidro. O pátio de entrada leva a pessoa ao nível de estar principal que se abre para um terraço sombreado ao ar livre, elevado a meio nível acima da piscina. Internamente, o edifício é organizado em uma série de espaços abertos individuais. Existe um fluxo contínuo entre o interior e o exterior. As pérgolas e as copas das árvores controlam a entrada dos raios de sol, criando um ambiente suave que mistura luz e sombra. No nível superior, os quartos se abrem para uma galeria cheia de luz com os tetos abobadados característicos, refletindo o exterior.
O edifício apresenta conceitos de design passivo com beirais profundos, brises de correr, telas e portas e janelas recuadas, com iluminação e ventilação naturais inundando os espaços internos. O projeto de interiores é de autoria da ARRCC e Revuelta y Stahn (RyS) Architects e são neutros e discretos, com toques de peças cheias de textura e artesanais. O desejo do cliente era alcançar um equilíbrio entre conforto e elegância.
Espaços foram decorados com peças de, entre outros, Minotti, Giorgetti, Poliform e Molteni & Co. A sala de jantar apresenta uma mesa personalizada de carvalho francês de Pierre Cronje, complementada com cadeiras de Paola Lenti. As obras de arte são da coleção particular do cliente. A SAOTA colaborou com arquitetos espanhóis da RyS Architects. Com trabalhos internacionais realizados em 86 países, este é o primeiro projeto concluído da SAOTA em Maiorca, Espanha.